Anos 80 e comecinho dos 90 a Sega tinha Alex Kidd como mascote, e apesar de Alex Kidd in Miracle World ser um dos melhores jogosde sua época, o pequeno Alex Kidd não foi o sucesso esperado.
Sega precisava de algo mais forte, algo que pudesse bater de frente com a popularidade de Mario, o mascote da Nintendo.
Eis que em 1990, a Sega encarrega sua divisão AM-8 (futuramente, Sonic Team) a desenvolver um novo mascote pra companhia, entre os principais encarregados estão Naoto Oshima, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara. Dentre as ideias, um coelho que usava suas longas orelhas (que seria aproveitado em Ristar anos mais tarde), mas a ideia vencedora foi a de um ouriço azul, de temperamente forte e extremamente agil, nasce Sonic the Hedgehog.
Sonic the Hedgehog
Sega precisava de algo mais forte, algo que pudesse bater de frente com a popularidade de Mario, o mascote da Nintendo.
Eis que em 1990, a Sega encarrega sua divisão AM-8 (futuramente, Sonic Team) a desenvolver um novo mascote pra companhia, entre os principais encarregados estão Naoto Oshima, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara. Dentre as ideias, um coelho que usava suas longas orelhas (que seria aproveitado em Ristar anos mais tarde), mas a ideia vencedora foi a de um ouriço azul, de temperamente forte e extremamente agil, nasce Sonic the Hedgehog.
Sonic the Hedgehog


Mega Drive (Genesis) estava indo bem no mercado, mas ainda faltava algo, algo que desse o empurrão definitivo pra o console explodir em sucesso de vez, e a Sega logo tratou de preparar sua arma pra isso e em 91, é lançado Sonic the Hedgehog.
Sonic 1 aproveitava os recursos do hardware poderoso do Mega, e entragava algo muito alem do que NES ou Master poderiam oferecer. Sonic 1 possui um level design extremamente criativo, com fases grandes, com terreno irregular, ondulações, loopings, e um sistema de física complexo pra sua época.
Ao todo (sem contar as fases especiais das esmeraldas), Sonic 1 é dividido em 6 fases de 3 atos cada, enfrentando o cientista maluco Ivo "Dr. Eggman" Robotnik no final de cada 3º ato de cada fase, a exceção do 3º ato de Scrap Brain, que nos leva pra última fase, com o confronto final com Robotnik.
Graficamente Sonic 1 é muito colorido pra um jogo de 91, e com bons efeitos de parallax, os efeitos de distorção da água nas fases aquáticas também é muito interessante. Sua música foi composta por Masato Nakamura (membro da banda Dreams Come True) e possui uma das trilhas sonoras mais marcantes de todos os tempos, com faixas clássicas como o tema de Green Hill e Star Light.
Sonic foi um sucesso enorme, foi pros 16-Bits o que Mario tinha sido nos 8-Bits, se estabeleceu como o mascote definitivo da Sega, é até hoje é um dos jogos mais bem sucedidos da história, com mais de 19 milhões de cópias vendidas.
Sonic the Hedgehog 2


Com o sucesso avassalador de Sonic, em 92 vemos o que era bom ficar ainda melhor, Sonic the Hedgehog 2.
Considerado por muitos como o melhor jogo da série e o melhor jogo de plataforma 2d de todos os tempos, Sonic 2 introduziu muitas novidades, como um dos golpes que é uma marca registrada do ouriço, o spin-dash, e também um dos personagens mais queridos da série, a raposa Miles "Tails" Prower (e com ele o modo multi-player pela 1ª vez na série).
E também, o que pirava a cabeça da molecada no começo dos anos 90, a poderosa transformação em Super Sonic ao coletar todas as esmeraldas, que dessa vez não são acessadas ao chegar ao final da fase com mais de 50 rings, e sim de forma bem mais prática, nos postes de checkpoint espalhados pelas fases, i.e., quem é bom conseguia pegar pelo menos 5 esmeraldas já na Emerald Hill.
Ao todo, Sonic alem das fases especiais (que são desafiantes e em pseudo-3d dessa vez!) possui 11 fases, sendo as 7 primeiras dividas em 2 atos, a 8ª (Metropolis) em 3 atos, e as 3 últimas (Sky Chase, Wing Fortress e Death Egg) em 1 único ato. Sonic 2 é um jogo mais longo que seu antecessor.
Graficamente Sonic 2 é mais belo e mais rápido que seu antecessor, e sua trilha sonora mais uma vez assinada por Masato Nakamura é boa como a de Sonic 1.
Sonic 2 foi um grande sucesso e vendeu muito merecidamente mais de 6 milhões de cópias.
Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles


Projetados como 1 jogo, lançados dividos em 2 partes por questões de tempo e custos, infelizmente.
Assim nasceram Sonic 3 e meses depois Sonic & Knuckles, que vinha com a tecnologia lock-on, pra encaixa-lo no Sonic 3 e formarem o que eles realmente deveriam ser, apenas 1 (e é assim como eu considero e trato nesse review).
Sonic 3 completo em toda sua magnificência, é um jogo enorme, com 3 personagens jogáveis, Sonic, Tails e o novato Knuckles, os 2 últimos com habilidades diferentes, e por tabela, podendo acessar caminhos/lugares diferentes nas fases.
Sonic: alem dos movimentos que tinha em Sonic 2, ele agora consegue dar um giro duplo no ar (habilidade chamada de insta-shield), e possui habilidades exclusivas com os 3 novos escudos.
Tails: dessa vez a pequena raposa pode voar e nadar durante tempo limitado, em 2-players ele também pode carregar Sonic.
Knuckles: o équidna consegue planar e escalar, com sua força pode destruir certas paredes e acessar lugares inacessiveis pra Sonic ou Tails.
Sonic 3 & Knuckles é um jogo enorme, além das fases especiais e das fases bônus, são ao todo 14 fases (pra Sonic), a maioria delas divididas em 2 atos.
Graficamente Sonic 3 é o melhor da série, muito rico em animações, as novas fases especiais são mais uma vez em pseudo-3d como Sonic 2, mas não são lineares e o objetivo não é coletar certos números de anéis, elas se passam em esferas e você deve coletar todas as esferas azuis.
Em Sonic 3 & Knuckles existem as esmeraldas e as super-esmeraldas, coletando-as, existem novas transformaçãoes, Hyper Sonic, Super Tails e Hyper Knuckles.
Sonic 3 e sua outra metade Sonic & Knuckles sozinhos são ótimos jogos, mas juntos formam um dos melhores jogos 2d da história
E nos do The Lost Puff, não poderíamos deixar de colocar o link para você desfrutar disso online
Neste site você vai encontrar todos os jogos do Sonic, afinal, não tem como escolher somente um não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário